quarta-feira, 31 de outubro de 2012

História do Xadrez


Ampliar imagem

O jogo de xadrez é muito popular hoje. É jogado em nível internacional, em torneios on-line, bem como em tempo real. O tabuleiro quadrado quadriculado também é mantido como um add-on ornamental em muitos lares e escritórios. As 64 praças e oito por oito grade são divididos entre dois jogadores, peças de quem manobra branco e preto. As peças incluem um rei, rainha, oito peões e dois (cada) torres, cavalos e bispos. O objetivo xeque-mate é realizado quando o rei está encurralado em um 'check', sem qualquer manobra para a frente possível. A tradição moderna do xadrez competitivo desenvolveu extensivamente em um esporte indoor, repleta de estratégias, táticas composição, mental e foco. A versão online permite que os jogadores localizados em regiões remotas ao redor do mundo para competir um com o outro através da conectividade da internet.

História do Xadrez:

História do xadrez remonta ao século 6, na Índia. Durante o reinado dos reis Gupta, o jogo foi chamado caturaṅga. Em seguida, composta por quatro divisões militares de infantaria, cavalaria, chariotry e elefantes. O jogo fez o seu caminho para a Pérsia, onde assumiu a shatranj nome, na Sassânida. As regras foram desenvolvidas e logo tornou-se Shatranj a atividade de lazer favorita real no mundo muçulmano. Embora as peças mantiveram seus nomes persas e os ditames permaneceu o mesmo, o jogo foi adoptada e valorizada pelos árabes. Xadrez em seguida, fez sua presença conhecida em toda a Espanha, com o nome de ajedrez e, como xadrez em Portugal. Aos poucos, tornou-se Caturanga zatrikion em grego e, finalmente, xadrez, na Europa. O jogo de xadrez chamada popular e companheiro ou companheira de seleção e continua a ser sinónimo de Caturanga.

Ao longo dos anos, o jogo de tabuleiro foi distribuído na forma de curiosidades e lembranças da realeza e da crème de la crème da sociedade. A investigação sobre a história do xadrez revela que o jogo chegou à Europa Ocidental e da Rússia no século 9. Os mouros são creditados com a popularidade do jogo em toda a Península Ibérica, no século 10 e sua menção em um manuscrito do século 13 como shatranj. Uma teoria diz que o xadrez paralelo ou Xiangqi foi jogado muito antes Caturanga, na China. No ano de 1200, regras e ditames de xadrez foram definidos no sul da Europa. As regras modernas, que especificam o resultado de movimentos básicos foram inicialmente adoptada em Espanha e Itália. As regras espalhadas por todo o mundo ocidental, todos, exceto o de "impasse". Esta regra e manobra foi definida no século 19 e foi então que o jogo ganhou um novo epíteto: xadrez ocidental.

A mais antiga teoria sobre o jogo foi escrito no século 15. O livro 'Repeticin de Amores y Arte de Ajedrez "ou" Repetição do Amor e da arte de jogar xadrez "foi publicado em 1497, de autoria de Luis Ramirez de Lucena. Muitas das primeiras regras foram determinadas por Lucena, Pedro Damião, Leonardo Giovanni Di Bona, Giulio Cesare Polerio, Gioachino Greco e Lpez Ruy de Segura. Por volta do século 18, o xadrez tornou-se muito famoso na Europa do Sul e França. François-André Philidor Danican, Louis-Charles Mah de La Bourdonnais e Alexander McDonnell estavam entre os primeiros grandes mestres do xadrez. Durante todo o século 19, clubes de xadrez e livros fez parte do jogo e parcela de praticamente todos os lares. O torneio de xadrez primeiro moderna foi ganho por Adolf Anderssen, em Londres, em 1851. Estratégias destacadas pelos gostos de Paul Morphy, Steinitz Wilhelm, Zukertort Johannes, Lasker Emanuel, Ral Jos Capablanca eo atual campeão Viswanathan Anand ter feito o jogo intemporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário