segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Futebol - Como Tudo Começou


Por Earl Hunsinger

Um atleta se move através de um campo, tentando manter a bola longe de uma equipe de adversários. Seus próprios companheiros de equipe se mover com ele, indo em direção ao gol. Como ele marca, os aplausos da multidão.

Este concurso pode estar ocorrendo este ano, ou 2.000 anos antes do nascimento de Cristo. O jogo pode ser futebol, futebol americano, rugby, ou talvez Episkyros, um antigo jogo jogado pelos gregos. Na verdade, parece que as pessoas de todo o mundo têm sido os jogos semelhantes há milhares de anos.

Por exemplo, de acordo com um artigo sobre o site chinês Shanghai Star, o jogo chinês antigo de cuju foi desenvolvido mais de 2.300 anos atrás na província de Shandong. Este jogo foi originalmente jogado com uma bolsa de couro cheia de cabelo. Mais tarde, durante a dinastia Tang, uma bola oca feita de oito peças de couro começou a ser usado, junto com dois gols feitos de pano, tornando-o muito semelhante ao futebol moderno. De fato, em 2004, a Federação Internacional de Associações de Futebol declarou que era a origem do futebol moderno.

O jogo grego de Episkyros começou por volta de 2000 aC Foi jogado com uma bola feita de linho e os cabelos, que estavam envoltos em cordas e costuradas. Mais tarde, um Follis ou esféricas inflada começou a ser utilizado. Estes foram feitos a partir de bexigas de porco infladas embrulhados em couro ou esponjas envoltas em cordas e tecidos. O site de Peritos Futebol (www.expertfootball.com) tem uma foto de um relevo esculpido a partir do Museu Nacional de Arqueologia, em Atenas mostrando um atleta equilibrar este tipo de bola antigo na perna. Na verdade, de acordo com este site, essa é a imagem usada no troféu Taça da Europa de hoje.

As pessoas sempre tiveram de futebol a sério. Nas várias versões do jogo jogado ao longo dos séculos, foi muitas vezes visto como treinamento militar. O trabalho em equipe e atletismo envolvidos ajudou a preparar os jogadores para a guerra. A vergonha sofrida hoje por um time perdedor não é nada comparado às conseqüências para a equipe perder no jogo de asteca antigo Tlachtli. Parece que este jogo era sagrado para os astecas, com profundas implicações religiosas. Foi jogado em praticamente todas as grandes cidades do mundo antigo asteca, muitas vezes em uma corte cercada perto de um templo. Era uma mistura de vôlei, basquete e futebol, com os jogadores mover uma bola de borracha dura em direção a um objetivo sem usar as mãos ou permitindo que ele toque o chão. Espectadores colocaria grandes apostas sobre o resultado, mas não tão grande quanto os jogadores, já que os perdedores eram sacrificados aos deuses.

A violência também tem sido uma parte do jogo na Europa desde os primeiros dias. De acordo com a Informação Treinamento site Futebol (www.soccer-formação-info.com) o moderno jogo de futebol é anglo-saxão de origem e foi jogado pela primeira vez usando a cabeça decepada de um príncipe dinamarquês que a bola. Foi jogado na época com poucas regras e um número ilimitado de jogadores.

De acordo com Tudo Informações de Futebol, o futebol tornou-se mais organizado em 1863, quando duas associações de futebol seguiram caminhos separados (associação de futebol e rugby). A popularidade do futebol se espalhou lentamente, mas por causa da influência do Império Britânico, eventualmente, futebol (a versão de futebol) e se espalhou por praticamente todos os países do mundo. Outras formas de futebol, como o rugby e futebol americano, ainda não se espalhou muito longe, mas são imensamente popular em alguns países.

Então, enquanto você pode nunca ter ouvido falar dos antigos jogos de cuju, Episkyros e Tlachtli, eles vivem em nos jogos modernos que estão sendo jogados hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário